Relações Interpessoais - Agentes, Intencionalidades e Contextos Educativos

Relações Interpessoais - Agentes, Intencionalidades e Contextos Educativos
Matisse, A dança

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Interaccionismo Simbólico - Breve Caracterização

Teoria criada por George Herbert Mead (1863-1931) e desenvolvida por Herbert Blumer (1900-1987), ligados à chamada escola de Chicago que defende como pressuposto central que as pessoas agem em relação às coisas baseando-se no significado que essas coisas têm para elas; e estes significados são resultantes da sua interacção social e modificados por sua interpretação.
O interaccionismo está associado à escola filosófica do pragmatismo, critica «a crença na infalibilidade da estandardização dos questionários e a arbitrariedade - mascarada de certeza - existente nas variáveis adoptadas pelos defensores das metodologias quantitativas. Para os interaccionistas, não há factos em si, exteriores aos indivíduos. O papel do investigador não é estabelecer nem descobrir um conjunto de factos mas sim observar atentamente os processos sociais patentes nas interacções directas entre os actores sociais, já que a acção social contém abertamente o seu próprio sentido. Analisar uma interacção remete para as condições particulares em que ela ocorre. Para os interaccionistas essas condições deixam ao actor social uma margem de manobra, ao contrário do que defendem os funcionalistas, dominantes no panorâma científico do momento em que surge o interaccionismo.»

interaccionismo simbólico. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2010. [Consult. 2010-04-06].

Sem comentários:

Enviar um comentário