Relações Interpessoais - Agentes, Intencionalidades e Contextos Educativos

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Matisse, A dança

quinta-feira, 1 de julho de 2010

ESTRATÉGIAS PARA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS

No que respeita a estratégias de resolução de conflitos podemos identificar dois grandes grupos: Estratégias centradas nos indivíduos e nas relações interpessoais e Estratégias centradas nos sistemas.
Entre as estratégias centradas nos indivíduos e nas relações interpessoais destacam-se:
1- Mediação de pares - «treino de alunos como interventores neutros na ajuda a outros alunos para a resolução de disputas interpessoais […] [com o objectivo de] gerar acordos aceitáveis para todos e desenvolver uma estratégia para lidar com problemas idênticos no futuro». De um modo geral, produzem resultados positivos, mas não é possível verificar a eficácia destas aprendizagens em contexto extraescolar.

2- Compreensão dos conflitos pela sua inclusão nos currículos:
a) Proposta de Stevahn (2004) – Aproveitamento dos conteúdos disciplinares para treinar competências de resolução de conflitos e competências de mediação de pares.
b) Proposta de Heydenberk, Heydenberk e Bailey – Programa centrado no currículo mas que « tem como alvo de intervenção os professores no sentido de estes disseminarem as competências adquiridas na sua prática pedagógica», mediante o uso de estratégias como: reuniões de turma, centros de resolução de conflitos, treino de mediação de pares para os alunos, utilização de vocabulário afectivo, e utilização de comunicação positiva em situação de conflito.

3- Programas para jovens em risco baseados na teoria da vinculação ( Moretti, Holland & Moore,2002) – Intervenção sistémica multimodal que abrange o jovem, a família, o gabinete e a comunidade, implica uma equipa multidisciplinar e visa identificar necessidades de vinculação, evitar alienação e desvinculação, operando mudanças nos modelos internos dinâmicos e nos sistema sonde os sujeitos habitam. Operam pela criação de «oportunidades construtivas e proximidade emocional, que permitam a revisão de modelos e a emergência de novos comportamentos e estratégias de regulação emocional» ( Costa & Matos, 2007:83)
No que respeita às estratégias centradas nos sistemas existem inúmeras propostas que apresentam objectivos de desenvolvimento pessoal e social e desdobram a intervenção em diferentes níveis:
1- O programa Resolving Conflict Creatively Program de Selfridge aponta como alvos da sua acção «todos os intervenientes directa ou indirectamente implicados no sistema escola» ( Costa & Matos, 2007:86).
2- A proposta de Pianta de um modelo conceptual que parte da analogia entre o sistema relacional na escola (professor-aluno) e o sistema relacional na família (pais-criança), para procurar compreender como estes dois sistemas se relacionam e como gerem as influências externas.
3- A proposta de Coleman e Deutsch de um modelo que propõe a intervenção em diferentes níveis de análise: disciplina, currículo, pedagogia, cultura escolar e comunidade.


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Referências Bibliográficas:
Costa. M.E. & Matos, P.M. (2007), Abordagem sistémica do conflito, Lisboa: Universidade Aberta

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